Na presença de mais de dois mil emedebistas e de partidos da base aliada ao Piratini que participaram do Congresso Estadual do MDB no sábado, 29 de novembro, o governador Eduardo Leite confirmou apoio à pré-candidatura do vice-governador Gabriel Souza ao Palácio Piratini. “Onde estará Eduardo em 2026? Estarei ao lado do Gabriel percorrendo o Rio Grande. Estou aqui para dizer que confio na tua liderança e a todo o MDB que confie na minha participação ativa em defesa do Rio Grande”, anunciou.
Leite fez questão de enaltecer a atuação do governo Sartori. “Esse ciclo de enfrentamento começou com o governador Sartori. Ali iniciou um processo de revisão da máquina pública gaúcha e de modernização do RS”, observou o governador. E acrescentou: “Sartori e eu temos estilos diferentes, mas olhamos para o mesmo horizonte. Trilhando esse caminho conjuntamente, com os partidos aliados, o Estado voltou a ter capacidade de abrir os maiores investimentos da história do RS”.
Leite defendeu ainda um ambiente de harmonia na política gaúcha para que o RS não sofra retrocesso. “Política, do nosso lado, se faz com alegria e sorriso no rosto. Viramos o jogo, mas o jogo não terminou, temos um adversário comum: a irresponsabilidade com as contas públicas”.
Além de convocar Gabriel, também convocou toda a força política dos partidos aliados. “Temos responsabilidade com o Rio Grande. Não se trata sobre destino de partido, de aspiração de uma liderança, mas do compromisso com o futuro do Rio Grande do Sul e com o futuro dos gaúchos”, frisou. E arrematou: “Gabriel não será apenas uma continuação, com seu estilo e talento protagonizar esse processo de desenvolvimento do nosso estado. No momento certo, saberemos construir a melhor convergência”.
Além do PSD, partido do governador, também marcaram presença representantes do PP, PSDB, PDT, PSB, Republicanos e Podemos.