Publicidade
Região
Assembleia de lançamento da Consulta Popular será no dia 30
Promovido pelo Codemau, evento ocorrerá a partir das 9 horas, no auditório da URI/FW
Por: Diego Macagnan
Publicado em: quarta, 23 de julho de 2025 às 11:30h
Atualizado em: quarta, 23 de julho de 2025 às 17:23h

A Consulta Popular 2025/2026 será oficialmente lançada na próxima quarta-feira, 30, por meio de uma assembleia promovida pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau), que ocorrerá a partir das 9h30min no auditório da URI/FW. O evento marcará o início do processo de definição das demandas regionais que poderão ser contempladas no orçamento do Governo do Estado para o exercício de 2026.

Publicidade

Durante a assembleia de lançamento, a equipe técnica da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul (SPGG-RS) apresentará aos participantes a metodologia que será utilizada nesta edição da Consulta Popular, detalhando as etapas do processo, os critérios de viabilidade técnica e a forma como as demandas serão selecionadas.

Na reunião, será definido o número de propostas que integrarão a cédula de votação da região e também quantas serão eleitas, com base na proporcionalidade de votos e na distribuição de recursos entre os 28 Coredes. Para esta edição, o Governo do Estado disponibilizou R$ 60 milhões, que serão repartidos entre todas as regiões do Rio Grande do Sul, conforme critérios previamente estabelecidos.

Uma das novidades deste ano é a antecipação do cronograma da Consulta Popular, com a realização da votação de forma digital entre os dias 6 e 10 de outubro, sendo que o resultado final com as propostas mais votadas será divulgado oficialmente no dia 17 do mesmo mês.

A população poderá enviar sugestões de propostas até o dia 10 de agosto, por meio do site consultapopular.rs.gov.br, utilizando o login cidadão para acessar a plataforma. As propostas enviadas serão analisadas tecnicamente e, se atendidos os critérios de viabilidade, poderão ser incluídas na cédula de votação.

A presidente do Codemau, Marcia Faccin, reforça a importância da participação de toda a comunidade, destacando o papel fundamental dos gestores públicos, vereadores e representantes de entidades regionais, que devem se envolver ativamente nesse processo democrático, cuja finalidade é estabelecer prioridades que serão inseridas no orçamento estadual de 2026 e que contribuirão diretamente para o desenvolvimento local e regional.

Fonte: Jornal o Alto Uruguai