A Rua Antônio de Siqueira se transformou em ponto de encontro da cidade e região durante o Carnaval Regional 2026 de Iraí, que levou desfiles temáticos, apresentações de blocos e programação gratuita ao público entre os dias 13 e 16 deste mês.
Os desfiles, realizados no sábado, 14, e na segunda-feira, 16, contaram com a participação de sete blocos com diferentes temáticas. O bloco Unidos da Terceira Idade – Alegria de Viver abriu as apresentações. Em seguida, o Unidos pelo Gole levou o tema Mitologia Grega para a avenida, apelidada de “SapucaIraí”. O Mistura Fina apresentou o enredo Alice no País das Maravilhas, enquanto o bloco The Endependentes encenou A invasão do cangaço na Cidade das Águas.
Também participaram a Comitiva Sr. Walker, inspirada nos anos 80 e com participação do grupo Los 80’s, e o bloco Amigos do Vôlei, que trouxe referências ao movimento hippie com o tema Woodstock. Encerrando a programação da noite, um grupo convidado do AJ Thermas Hotel reuniu turistas que passaram o feriado na cidade e desfilou na Rua Antônio de Siqueira.
A programação contou ainda com a presença da Corte do Carnaval 2026. A corte adulta foi formada pela rainha Evelise Severiano, 25 anos, e pelo rei momo Valmir Boita, 54. A corte juvenil teve como representantes a rainha Laisa Barreto, 16, e o rei momo João Zilio, 14. Na corte infantil, participaram a rainha Diana Bielski, 7, e o rei momo Lucas Baldin, 8. O evento também apresentou a corte do turismo, com Kauéli Laranjeira, de Ametista do Sul, e Willian Matheus, de Palmitos (SC).
No ritmo do respeito
Paralelamente à programação festiva, o município desenvolveu ações de orientação ao público por meio da campanha institucional No Ritmo do Respeito, voltada à prevenção de situações de violência e à promoção do cuidado durante o período de Carnaval.
A campanha foi realizada ao longo do mês, pela Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Habitação, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parceria com o Gabinete das Damas.
A ação teve caráter educativo e preventivo, com foco na orientação da população durante o Carnaval, incentivando o respeito, o cuidado e a prevenção de situações de violência contra a mulher.
Durante as mobilizações, foram distribuídos materiais informativos em pontos estratégicos do município e nas noites de festa. A campanha também utilizou as redes sociais para divulgar a rede de proteção social e os canais de denúncia.