Publicidade
Transtornos
Temporal atingiu 80% de Palmeira das Missões
Mais de 500 famílias solicitaram lonas; energia e água foram interrompidas e trabalhos para restabelecer os sergivos seguem nessa sexta-feira, 20
Por: Diego Macagnan
Publicado em: sexta, 20 de fevereiro de 2026 às 08:49h
Atualizado em: sexta, 20 de fevereiro de 2026 às 09:09h

Palmeira das Missões foi o município com maior número de danos após o temporal que atingiu as regiões Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul na quinta-feira, 19. A área urbana ficou sem energia elétrica e houve interrupção no abastecimento de água. Equipes da Defesa Civil Estadual chegaram por volta das 21h30 para reforçar o atendimento e auxiliar no levantamento dos prejuízos. Durante a noite, a concessionária iniciou o restabelecimento da energia em parte da cidade. Bairros como Vista Alegre, Seis de Maio e Centro permaneceram sem fornecimento.

Publicidade
Publicidade

Nessa sexta-feira, 20, seguem os trabalhos de desobstrução de vias, distribuição de lonas e cadastramento das famílias atingidas tiveram continuidade.

Distribuição de lonas
Até a manhã dessa sexta-feira, mais de 500 famílias (num total de 1.872 pessoas atingidas) haviam solicitado lonas ao Corpo de Bombeiros. Ontem, até o encerramento desta edição, número passou de 500 atendimentos, conforme a Prefeitura. O cadastramento foi realizado no CRAS para dimensionar a necessidade de telhas. O Tenente Gelson Rogério Moura Ardenghi, responsável pelo Corpo de Bombeiros de Palmeira das Missões, afirmou que o evento foi um dos mais impactantes já registrados no município. “Cerca de 80% da cidade foi atingida”, declarou. Ardenghi orientou que moradores não subissem em telhados durante a noite e priorizassem a proteção de móveis. “Há muita demanda e o atendimento pode demorar”, disse.

Danos estruturais
O vento arrancou a cobertura de prédios públicos e privados. Parte do telhado do Colégio Estadual Três Mártires foi removida. Na Avenida Independência, a estrutura metálica de um galpão foi lançada sobre a via, atingindo veículos e postes. Houve rompimento de cabos de energia e internet.

O prefeito Evandro Massing informou que o gabinete de crise foi instalado no Hospital de Caridade devido à falta de energia em outros prédios públicos. “Estamos mobilizados com a Defesa Civil para atender a população”, afirmou. Não houve registro de feridos diretamente relacionados aos danos estruturais. A Prefeitura confirmou a morte de uma idosa, com mais de 80 anos, após infarto ocorrido depois do temporal.

Rodovias e região
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuou na liberação de mais de 30 pontos de interdição em rodovias federais. Houve quedas de árvores nas BR-386, BR-285 e BR-158, com maior concentração entre. Na BR-386, entre Boa Vista das Missões e Frederico Westphalen, foram registrados galhos e árvores sobre a pista. A orientação foi para redução de velocidade e atenção à sinalização.

Fonte: Jornal o Alto Uruguai
Fotos