O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Frederico Westphalen iniciou na terça-feira, 10, a organização da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher. A reunião foi realizada na Secretaria de Assistência Social.
O encontro reuniu entidades que integram o colegiado e definiu que o evento ocorrerá no dia 6 de março (uma sexta-feira), no Clube Harmonia. A iniciativa é promovida pelo Conselho, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e o Gabinete da Primeira-Dama.
Durante a reunião, foi definido o tema “A informação que protege”. Segundo a presidente do Conselho, Cátia Dalla Valle, a escolha está relacionada ao aumento de casos de feminicídio e aos atendimentos registrados no município. “O tema foi escolhido pelo aumento no número de feminicídios e pelos atendimentos que recebemos diariamente. É necessário alertar e criar consciência para que as mulheres não aceitem nenhuma forma de violência”, afirmou.
O defensor público Eduardo Piton, representante da Defensoria Pública, destacou a necessidade de participação da comunidade nas ações de enfrentamento à violência contra a mulher. “A violência doméstica é um problema da comunidade. Não é apenas função do poder público, mas de toda a sociedade participar dessa conscientização”, disse.
O evento será aberto à comunidade. A programação está em elaboração com a participação de entidades governamentais e não governamentais que compõem o Conselho, reativado recentemente no município.