Depois de uma vitória arrasadora contra o Botafogo na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio tem mais um desafio pela frente na competição nacional nesta quarta-feira, 11, às 21h30min. Em duelo de tricolores, o adversário da noite será o São Paulo no Estádio do Morumbis, o time de Luís Castro busca seguir uma sequência positiva de resultados para fazer uma boa arrancada no Brasileirão.
Somar pontos e quebrar tabus
Para sair da capital paulista com os três pontos, o Imortal terá de quebrar um tabu de 13 anos sem vencer o São Paulo fora de casa. A última vez que isso aconteceu foi em 2013, quando a equipe comandada por Renato Portaluppi venceu o atual adversário por 1 a 0 com um gol de Eduardo Vargas, numa campanha onde o Grêmio terminou na segunda colocação com 65 pontos.
No duelo em 2026, Luís Castro deve repetir a mesma formação que jogou no segundo tempo diante do Botafogo, onde de forma fulminante marcou três gols em apenas dez minutos. Deste modo, o clube gaúcho aposta na boa fase do centroavante Carlos Vinícius, que nos últimos quatro jogos marcou cinco gols e é o artilheiro do Brasil em 2026 com nove gols marcados.
Existe a possibilidade de Willian, titular no sábado contra o Novo Hamburgo, ser preservado e ir para o banco de reservas, promovendo a entrada de Edenílson no meio de campo e formando um tripé de volantes com Arthur e Noriega. Outra possível mudança é o retorno de Marcos Rocha para a lateral direita, somando mais experiência no time titular.
O provável Grêmio: Weverton; João Pedro, Balbuena, Wagner Leonardo e Marlon; Noriega, Arthur e Willian; Tetê, Amuzu e Carlos Vinícius. Técnico: Luís Castro.
Turbulência nos bastidores e regularidade em campo
O São Paulo chega para o confronto contra o tricolor gaúcho buscando manter a invencibilidade dentro do Brasileirão, tendo vencido o Flamengo e empatado com o Santos. A realidade dentro das quatro linhas do clube paulista se difere do clima dentro dos bastidores da equipe, com a recente renúncia de Júlio Casares da presidência após um escândalo envolvendo as questões de explração clandestina de um camarote do Morumbis.
Para o duelo contra o Grêmio, a tendência é que Hernán Crespo coloque os jogadores que tem de melhor a disposição. A única dúvida está no ataque, sobre quem formará a parceria com Calleri, entre Luciano ou Tapia.
O provável São Paulo: Rafael; Alan Franco, Sabino e Arboleda; Maik, Danielzinho, Bobadilla, Pablo Maia e Enzo Díaz; Tapia e Calleri. Técnico: Hernán Crespo.