Novos dias, novos ares e uma nova competição. Este é o pensamento do Grêmio após a dura derrota por 4 a 2 no Gre-Nal 449 do último domingo, 25, pelo Campeonato Gaúcho. Para isso, o time comandado por Luís Castro busca dar uma resposta imediata ao seu torcedor já na partida contra o Fluminense, nesta quarta-feira, 28, às 19h30min, no Estádio do Maracanã, pela estreia do Brasileirão.
Onde se pode chegar em 12 meses?
Para o ano de 2026, o Tricolor Gaúcho busca lutar por coisas maiores na competição e superar o nono lugar na temporada de 2025. Desta forma, a nova gestão de Odorico Roman agiu rápido e substituiu Mano Menezes do cargo de treinador para a chegada de Luís Castro.
Na última experiência de Castro no Brasil, em 2023, o treinador havia deixado o Botafogo na liderança da competição, com uma boa vantagem para os adversários, saindo para treinar o Al Nassr da Arábia Saudita, a convite de Cristiano Ronaldo.
Nesta temporada, a competição nacional se estenderá durante todo o ano, iniciando no final de janeiro até o início de dezembro, com uma pausa para a disputa da Copa do Mundo de 2026. Até lá, os clubes brasileiros terão duas janelas de transferências para contratações, além de períodos de conflito de datas com as competições continentais e Copa do Brasil.
O que mudar?
Para o jogo com o Fluminense, Luís Castro deve promover algumas mudanças na equipe que disputou o Gre-Nal. Na defesa, Gustavo Martins assume a vaga de Noriega, enquanto no meio de campo, Cristaldo deve retornar ao banco e duas opções surgem para compor o meio de campo. Caso opte por uma estratégia mais defensiva, Dodi entrará para formar um tripé de volantes com Thiaguinho e Arthur, entretanto, para manter um caráter mais ofensivo, Willian poderá ter a sua primeira oportunidade como 10 ao lado dos titulares.
O provável Grêmio: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Marlon; Thiaguinho, Arthur e Willian; Tetê, Amuzu e Carlos Vinícius. Técnico: Luís Castro.
No embalo do Fla-Flu
O Fluminense chega para a estreia do Campeonato Brasileiro embalado após a vitória por 2 a 1 no Clássico diante do Flamengo. Os cariocas vêm para o ano de 2026 buscando repetir a boa campanha no Brasileirão, mantendo o alto desempenho desde a chegada do técnico Luís Zubeldía.
Dentre as principais contratações para a temporada, destaque para o lateral esquerdo Guilherme Arana, vindo do Atlético Mineiro, e para o meia-atacante Savarino, que segue no Rio de Janeiro, tendo trocado o Botafogo pelo Tricolor das Laranjeiras.
O provável Fluminense: Fábio; Guga, Jemmes, Freytes e Guilherme Arana; Bernal, Nonato e Lima; Canobbio, Serna e John Kennedy.