Em reunião do Diretório Estadual, na tarde da terça-feira, 20, a base do Progressistas-RS indicou o deputado federal Covatti Filho como pré-candidato do partido ao Governo do Estado nas eleições de 2026. O deputado federal recebeu 109 (90,8%) dos 120 votos. Os membros do colegiado também definiram, com 107 votos (89%), a preferência por uma aliança de direita no pleito, em uma composição que já conta com o PL e o Partido Novo.
Antes da votação em que 70% do colégio eleitoral votou, além do balanço da gestão em 2025 apresentado pelo presidente estadual da sigla, os filiados conheceram o resultado de uma pesquisa realizada com a base partidária, que apontou as preferências dos progressistas gaúchos para a disputa eleitoral em 2026. O levantamento foi feito pelo Instituto Amostra, e apontou que 74,4% das lideranças, entre prefeitos, presidentes de diretórios municipais, vereadores e vice-prefeitos, indicaram a preferência por uma aliança voltada à direita. A consulta também mostrou que 77% dos votantes preferiram uma aliança competitiva do que uma candidatura própria.
– O resultado da votação do Diretório reflete o que já vínhamos percebendo nas nossas andanças: a preferência dos nossos filiados por uma aliança de direita, alinhada aos valores tradicionais e históricos do nosso partido. Assumo essa responsabilidade e esse desafio da pré-candidatura com coragem, entusiasmo e disposição para trabalhar pelo fortalecimento do Progressistas dentro de um projeto que visa recolocar o Rio Grande do Sul como protagonista no cenário nacional – destacou Covatti.
Covatti reforçou que a união entre Progressistas, PL e Partido Novo deverá definir, em meados de março, qual será a pré-candidatura mais competitiva para ser oficializada pelos partidos na disputa ao Governo do Estado. Segundo ele, o nome que se mostrar mais forte no campo da direita será o escolhido para a cabeça de chapa.
– O Progressistas, o PL e o Novo são partidos alinhados, liberais na economia e conservadores nos valores. Defendemos a família, o agronegócio, o empreendedorismo e a responsabilidade fiscal. Chegou a hora de o nosso Estado ter um governador com esse perfil, de direita, para que possamos crescer como os estados aqui ao nosso lado, que avançaram com gestões comprometidas com esses princípios – salientou.
Encontros pelo RS
Segundo anunciou Covatti, as lideranças dos partidos que formarão essa aliança de direita darão início nos próximos dias a uma série de encontros com entidades, setores e comunidades, além de eventos partidários, em todas as regiões do estado, para dialogar e ouvir as principais demandas que ajudarão na formação do plano de governo.