A Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) divulgou que, em 2025, o maior número de abertura de empresas no estado durante o período dos últimos 22 anos. Ao todo, 296.878 negócios foram contabilizados, representando um aumento de 14% em relação ao recorde anterior, de 2024, e sendo este um marco histórico de uma série iniciada em 2003.
Dentre o total de novas empresas abertas, os Microempreendedores Individuais (MEIs) somaram 232.378 registros, seguidos pelas Sociedades Limitadas (LTDA) com 58.961 novas constituições. Na sequência da lista aparecem os Empreendedores Individuais (EIs), com 5.343 aberturas, seguido por 90 novas Sociedades Anônimas (S/A) e finalizando com 44 cooperativas.
Para a presidente da Junta Comercial, Lauren Mazzardo, o avanço nos números é fruto de uma mudança estrutural no padrão de atendimento e na entrega pública da Autarquia. “O recorde de 2025 expressa a evolução da Junta Comercial na prestação de serviços, com processos mais qualificados e uma equipe comprometida com a eficiência. Hoje, a Autarquia atua de forma ativa no desenvolvimento do Rio Grande do Sul, aproximando o serviço público da sociedade e contribuindo diretamente para a geração de oportunidades”, afirmou Lauren em depoimento ao portal da Junta Comercial.