O terceiro compromisso do Grêmio de Luís Castro em 2026, diante do São Luíz de Ijuí, neste sábado, 17, às 19 horas, na Arena do Grêmio, promoverá para o novo comandante mais uma oportunidade de testar o seu elenco antes do clássico Gre-Nal do dia 25. A partida diante do Rubro será a primeira do imortal a frente da sua torcida e a penúltima antes do treinador português definir a sua equipe principal para os primeiros grandes desafios da temporada.
Realizando um sonho
O duelo de sábado traz a expectativa para o torcedor ver as estreias de Tetê e José Enamorado, atacantes de beirada contratados que se encaixam no esquema proposto por Luís Castro. Para Enamorado, o duelo será o primeiro por uma equipe de fora do futebol colombiano, tendo sido comprado após ser eleito o melhor jogador do país com a camiseta do Júnior de Barranquilla.
Já para Tetê, a partida marca a realização de um sonho antigo: jogar profissionalmente com a camiseta tricolor. Nascido em Alvorada, o jogador de 25 anos foi vendido ainda nas categorias de base para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por mais de R$ 75 milhões no ano de 2019. Agora, em 2026, o “Cria de Eldorado” retorna como a contratação mais cara da história do Grêmio, comprado por cerca de R$ 38 milhões.
Além da possível estreia de Tetê, Luís Castro pode promover um meio de campo formado por Tiaguinho, Arthur e Willian exercendo a função de meia-armador. Enquanto isso, na defesa, Marlon e Balbuena retornam de lesão e devem ter os seus primeiros minutos em 2026.
O provável Grêmio: Gabriel Grando; Marcos Rocha, Balbuena, Wagner Leonardo e Marlon; Tiaguinho, Arthur e Willian; Tetê, Amuzu e Carlos Vinícius. Técnico: Luís Castro.
Início turbulento
O São Luiz vem para Porto Alegre buscando a sua primeira vitória na temporada e, consequentemente, a primeira dentro da Arena. Em oito jogos disputados no estádio, o Rubro empatou duas vezes e perdeu as outras seis. Com dois empates no campeonato, a equipe foi a primeira do Gauchão a trocar de treinador, com a saída de Cristian de Souza que aceitou uma proposta do Joinville. Para o seu lugar, Paulo Henrique Marques foi contratado, já comandando o time no empate em 0 a 0 com o Inter de Santa Maria.
O provável São Luíz: Gabriel Oliveira; Thailner, Marcão, Heitor e Márcio; Escuro, Araújo e Tontini; Douglas Santos, Denis Germano e Thiago Santos. Técnico: Paulo Henrique Marques.