O governador Eduardo Leite assinou, na quarta-feira, 14, os contratos com 21 prefeituras contempladas na primeira etapa do Programa Avançar Mais Cidades - Linha de Crédito. Os projetos aprovados totalizam quase R$ 100 milhões em recursos financiados que serão utilizados para aquisição de equipamentos, veículos e imóveis, além de obras de pavimentação e reformas de estruturas municipais. Da região integram a lista da primeira fase, Cristal do Sul e Cerro Grande.
A iniciativa, que oferece condições facilitadas, foi elaborada pela Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais (Seri) e Secretaria da Fazenda (Sefaz), com a contribuição das pastas de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Casa Civil. Com diferencial frente a outras operações disponíveis no mercado, como custos reduzidos, prestação de contas simplificada, velocidade de aprovação e liberdade para definição dos projetos, o programa mobilizou prefeitos e prefeitas de todas as regiões do Rio Grande do Sul.
Com limite de R$ 10 milhões para cada cidade, a linha tem carência de até três anos e prazo de pagamento de até 15 anos. A taxa de juros é Selic mais 3,5% ao ano, com garantia pela cota-parte dos municípios no ICMS e na participação no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A fase inicial do Avançar Mais Cidades foi administrada pelo Badesul.