O União Frederiquense já sabe quem serão os seus 15 adversários na luta para o acesso à elite do futebol gaúcho em 2026. Na próxima temporada que se assanha, o Leão da Colina já sabe que terá de encarar duros desafios em uma competição que passou por mais uma remodelação de formato, com cada clube enfrentando as doze equipes que ficaram de fora do seu grupo na primeira fase.
Dentre estes doze clubes, estão o Guarani de Venâncio Aires e a Apafut, de Caxias do Sul, que subiram para a Série A2 após boas campanhas na Terceirona, que se encerrou no último domingo, 7, com a vitória do Guarani. Ambos os times estão fora do Grupo A, onde o União está acompanhado de Pelotas, Grêmio Bagé e Glória de Vacaria, significando que os dois enfrentarão o Tricolor de FW em 2026.
Guarani - VA
A equipe da terra do treinador Mano Menezes subiu para a Série A2 como campeã da Terceirona após vencer a Apafut na final pelo placar de 3 a 1 no seu estádio, o Edmundo Feix. Com uma campanha irretocável de onze vitórias e um empate em doze jogos, o time rubro-negro ainda foi o dono do melhor ataque e da melhor defesa da competição, marcando 34 gols e sofrendo apenas quatro.
Depois de dois anos longe da Série A2, o time volta para a segunda divisão para, pela primeira vez na história, encarar o Leão da Colina em uma partida oficial.
Apafut
Já a equipe da Serra Gaúcha, que ficou com o vice-campeonato da Terceirona, realizou uma campanha um pouco mais inferior, com cinco vitórias, três empates e três derrotas, sendo todas para o Guarani, na sua trajetória no torneio. O time tricolor chegou ao acesso após suportar a forte pressão da tradicional equipe do São Paulo de Rio Grande, com um empate por 1 a 1 no Aldo Dapuzzo após vencer a ida por 2 a 0 em casa.
Será a primeira vez da Apafut na Série A2 desde a sua fundação em 2011, o que representa mais um adversário que o União encontrará pela primeira vez na história em 2026, podendo registrar um reencontro entre o Leão da Colina e o seu ex-técnico Júlio César Nunes, que hoje está na equipe caxiense, mas comandou o time de FW nas temporadas de 2017 e 2018.