Publicidade
Geral
HDP busca alternativas para concluir setor de oncologia
Reunião tratou da situação financeira do hospital e da previsão de R$ 6 milhões em recursos federais para equipamentos
Por: Diego Macagnan
Publicado em: segunda, 08 de dezembro de 2025 às 09:53h
Atualizado em: segunda, 08 de dezembro de 2025 às 10:02h

O prefeito de Frederico Westphalen, Orlando Girardi, participou na tarde da última sexta-feira, 5, de reunião no Hospital Divina Providência (HDP) com o presidente Paulo Donin Lima, membros da diretoria e o deputado federal Marcon (PT-RS). O encontro teve como pauta a situação financeira da instituição e as alternativas para a conclusão da obra do setor de oncologia, considerado um serviço estratégico para a região.

Publicidade
Publicidade

Girardi afirmou que o município tem atuado para apoiar o HDP e reforçou a necessidade de articulação entre poder público e lideranças políticas para garantir a manutenção dos serviços hospitalares. Segundo ele, a cooperação institucional é fundamental para que o hospital supere o atual cenário.

O deputado Marcon informou que estão previstos R$ 6 milhões do governo federal para equipar o novo setor e afirmou que levará ao Ministério da Saúde a demanda por recursos de custeio, apontado como o principal desafio imediato. O parlamentar destacou que o projeto da oncologia segue contemplado pela União.

A administradora do HDP, Lisete Cristina Biso, agradeceu a presença das autoridades e reiterou que a gestão trabalha na reorganização administrativa e financeira da instituição. Ela também destacou a importância de garantir a continuidade dos serviços já ofertados.

A direção do hospital apresentou aos representantes públicos um panorama das obras e das necessidades para finalizar a estrutura da oncologia, além de pontos críticos relacionados ao fluxo financeiro. O encontro reforçou a intenção de manter a cooperação entre o município, a instituição e parlamentares para viabilizar recursos e fortalecer o atendimento à população de Frederico Westphalen e região.

Fonte: Jornal o Alto Uruguai