Mesmo com o final da temporada de 2025 acontecendo no último sábado, 22, na derrota para a Uruguaianense na final da Copa dos Pampas, o ambiente interno do Guarani já trabalha com o planejamento para o ano de 2026. O processo de organização ganhou mais um capítulo recente após o clube anunciar que recebeu o convite para participar da Liga Nacional de Futsal, que passará por uma remodelação na próxima temporada.
Uma nova LNF
Após uma assembleia oficial realizada no dia 4 de novembro pela própria LNF com os seus franqueados, ficaram definidas algumas mudanças para o futuro da competição, que é considerada a principal do calendário brasileiro da modalidade. Com isso, novos campeonatos serão criados e novas equipes também surgirão com mais força no cenário do futsal, diminuindo também o calendário sempre cheio dos principais times do Brasil.
A LNF, que neste ano tinha uma única divisão com 24 clubes, em 2026 será remodelada e dividida em duas divisões, a Gold e a Silver, com ambas contendo 16 clubes. A definição dos participantes se dá por conta do ranking técnico das campanhas da primeira fase das temporadas de 2022 até 2025, contabilizando 24 times. As outras oito vagas destinadas à LNF Silver serão destinadas às equipes convidadas pela organização da Liga, como é o caso do Guarani.
Além disso, também será criado a “Copa da LNF”, que reunirá as equipes participantes da LNF Gold e Silver, com o objetivo, segundo a liga, de promover confrontos inéditos e levando o futsal para novas regiões do país.
“Estudando a possibilidade”
Nos bastidores, o Verdão avalia a possibilidade de participar da competição, realizando estudos e reuniões para buscar possíveis parcerias para viabilizar a possibilidade de integrar uma das maiores ligas de futsal do mundo. Além do Guarani, outras equipes do Rio Grande do Sul também receberam o convite para disputar a LNF, dentre elas estão a AMF de Marau, o Passo Fundo Futsal e a Uruguaianense, todos estudam a possibilidade.