O União Frederiquense encerrou sua participação na Série A2 do Campeonato Gaúcho de 2025 com uma goleada sofrida em casa. Na tarde deste sábado, 26, a equipe foi derrotada por 4 a 0 pelo Gaúcho, em jogo disputado na Arena, em Frederico Westphalen, resultado que selou a eliminação precoce e confirmou a pior campanha do clube em sua história.
O time visitante abriu o placar ainda no primeiro tempo, com gol de Marquinhos, e ampliou a vantagem na etapa final com Lucas Evangelista, Maicon Assis e Josué, encerrando uma sequência negativa de resultados que foram rotina ao longo desta temporada.
Clube perde invencibilidade de mais de um ano como mandante
Com o resultado, o União Frederiquense viu chegar ao fim uma invencibilidade que já durava 1 ano e 3 meses atuando como mandante. A última derrota em casa havia ocorrido na primeira rodada da Divisão de Acesso de 2024, quando foi superado pelo Brasil de Farroupilha por 1 a 0.
Além de encerrar a série invicta, a goleada também representou a maior derrota sofrida pela equipe na Arena desde a inauguração do estádio, em 11 de março de 2018, já que o clube nunca havia perdido em casa por uma diferença superior a dois gols.
Pior campanha em 15 anos de história
O desempenho na temporada 2025 superou negativamente todas as campanhas anteriores do União Frederiquense. Em 14 partidas disputadas, o time conquistou apenas uma vitória, somou sete empates e sofreu seis derrotas, totalizando 10 pontos, encerrando a competição na 13ª colocação.
Essa marca superou a até então pior campanha do clube, registrada em 2013, quando a equipe havia obtido duas vitórias, nove empates e quatro derrotas. O clube completa 15 anos de fundação no próximo dia 3 de agosto, com o desafio de reconstruir seu projeto esportivo, através do novo distrito industrial, que irá sanar a dívida do clube, resultando em mais investimentos para 2026.
Pensamento em 2026
Como não disputará a Copa FGF, o União Frederiquense encerra oficialmente suas atividades na atual temporada. Com isso, a montagem do elenco e da comissão técnica está prevista para o início de 2026, quando o clube iniciará o planejamento e a montagem do grupo para a disputa da próxima edição da Divisão de Acesso.