O União Frederiquense realizou na manhã desta sexta-feira, 25, o último treino da temporada no gramado da Arena, em Frederico Westphalen. Sem chances de classificação para o G-8 e fora da zona de rebaixamento, a equipe entra em campo neste sábado, 26, às 15h30, contra o Gaúcho, pela última rodada da fase classificatória da Série A2 2025. A partida, inicialmente marcada para domingo, foi antecipada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) devido à previsão de até 30 milímetros de chuva para o domingo, 27. O jogo será realizado com portões abertos, nas quais serão recolhidos alimentos não perecíveis.
Alterações na tabela da rodada
Além do confronto entre União Frederiquense e Gaúcho, a partida entre Brasil de Farroupilha e Esportivo também foi antecipada para sábado, no mesmo horário. Os demais jogos da rodada final da primeira fase serão disputados no domingo, às 15 horas.
Formação e desfalques
A equipe será comandada pelo trio formado pelo auxiliar técnico Claisson Gazola, o zagueiro e capitão Heverton e o preparador de goleiros Betinho. O grupo deve priorizar a utilização de atletas que tiveram menos tempo de jogo ao longo da competição. O meio-campista Everton Heleno, que se despediu do elenco nesta semana, e o volante Murilo, expulso na partida contra o Inter-SM, estão fora da partida. Por outro lado, o volante Yuri Pereira retorna após cumprir suspensão automática.
Perspectivas individuais
Heverton, que acumula a função de jogador e auxiliar, afirmou que esta reta final da temporada serve também para refletir sobre os próximos passos de sua carreira. Aos 37 anos, o zagueiro declarou que ainda se sente apto a atuar em campo, mas não descarta seguir colaborando na comissão técnica. Já Claisson Gazola, reassume temporariamente, as funções nessa “guarda compartilhada” de técnico com Heverton, após a saída de Daniel Franco, anunciada na última terça-feira, 22. Com passagem anterior como auxiliar do clube, com Daniel Franco, Gazola destacou a importância da experiência à frente da equipe nas partidas finais do ano.