Publicidade
Meio Ambiente
BM intensifica ações de combate à caça e pesca predatória no rio Uruguai
Fiscalizações foram realizadas pelo Batalhão Ambiental em Alpestre e Iraí
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quarta, 23 de julho de 2025 às 08:54h
Atualizado em: quarta, 23 de julho de 2025 às 08:57h

A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM), realizou, entre os dias 17 e 20 de julho, operação de fiscalização ambiental em Alpestre e Iraí, com foco no combate à caça e pesca ilegal e predatória no rio Uruguai, especialmente, nas proximidades da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó.
Durante a ação, foram realizadas patrulhas terrestres e aquáticas, barreiras na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, abordagens a veículos, embarcações e pedestres. O objetivo foi prevenir e coibir práticas ilegais, como o uso de petrechos não autorizados, a captura de espécies protegidas e a pesca em áreas restritas.
Como resultado da operação, foram apreendidos, aproximadamente, 220 metros de redes de pesca instaladas irregularmente em área proibida, na jusante do vertedouro da UHE Foz do Chapecó. Também foram identificadas infrações como condução de embarcação sem habilitação, sendo tomadas as medidas legais cabíveis. Peixes das espécies dourado, cascudo e grumatã foram resgatados e devolvidos ao ambiente aquático.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações do Batalhão Ambiental