A política pública voltada à causa animal segue em expansão em Frederico Westphalen com o fortalecimento do Programa Banco de Ração, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA). Instituído pela Lei Municipal nº 4.890/2021, o programa atende atualmente 373 animais em situação de vulnerabilidade, por meio de 16 cadastros ativos de ONGs, protetores independentes e tutores com mais de 10 animais devidamente castrados e cadastrados.
A distribuição de ração ocorre mensalmente e contabiliza 1.487 quilos por mês, adquiridos por meio de doações e de recursos do Fundo Municipal de Política Animal (FUMUPA). O investimento público é de cerca de R$ 5 mil mensais, totalizando mais de R$ 60 mil por ano. A SEMMA também mantém um programa de castrações, destinado a famílias de baixa renda que comprovem a adoção ou o resgate do animal.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Vanderlei de Mattos, o programa já é uma das principais ferramentas de apoio à causa animal em Frederico Westphalen. “Trabalhamos com responsabilidade e transparência para garantir o bem-estar dos animais e oferecer suporte a quem atua na linha de frente dessa causa”, afirma.