Papo de Bola
* Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 14 de novembro de 2025

Saudosismo, de novo

Meio de semana sem futebol na TV e resolvi me abraçar ao saudosismo. Tirei uma noite para fazer algumas pesquisas de jogos antigos no YouTube para passar o tempo. Catei bons resumos de jogos daquele doce tempo para fazer um contraste ao amargo de vários dias sem futebol de clubes devido à Data Fifa. Primeiro jogo que pesquisei foi São Paulo e Grêmio, final do Brasileirão de 1981. Que golaço do Baltazar. O atacante pega um rebote de fora da área, mata no peito e sem deixar cair, fuzila na gaveta. Quando Waldir Peres pensou em ir na bola os seus companheiros já estavam passando o centro. Mais ou menos assim. Gol do primeiro título brasileiro do tricolor gaúcho.

Semifinal do Brasileirão de 1976. Inter e Atlético-MG se enfrentavam no Beira-Rio e a partida estava 1-1. Aos 45 minutos da etapa final, Falcão e Escurinho realizam uma linda tabela de três toques de cabeça até que o volante chuta para o gol e coloca o colorado na final para, logo em seguida, conquistar seu segundo título nacional. Não tinha como deixar o Zico de fora. Pesquisei vários jogos do Galinho, com ênfase para a Copa de 82, a qual tinha tudo para consagrá-lo como melhor jogador do mundo e a Seleção como tetracampeã. Porém, por causa de um jogo que até hoje ninguém entende o que aconteceu, a Itália estragou tudo. Coincidências da bola, o tetra veio 12 anos depois, justamente contra a própria Itália.

Meu orgulho tentou falar mais alto, mas dei o braço a torcer e a humildade prevaleceu. Precisei ver um pouco de material do Maradona. Jogava muita, mas muita bola. Em todo o caso, paramos por aqui. Meu orgulho ficou de lado, mas não vamos exagerar na dose.

Na sequência, busquei conteúdo do Canal 100. Aliás, aquilo, sim, era saudosismo puro, com conteúdo riquíssimo do futebol brasileiro. Se você resolver dar uma conferida no Canal 100, vou logo avisando: tire um bom tempo, pois é simplesmente viciante. E como bônus eu posso garantir que vai te fazer esquecer um pouco da tristeza do futebol atual dos nossos times. Gols de um jogo aqui, outros gols ali, melhores momentos de algumas partidas épicas e o tempo voou. Quando vi era quase meia-noite. Quem dera se a geração atual fizesse só um pouquinho do que aquela turma das antigas fazia. Se isso acontecesse talvez eu me separasse do saudosismo. Mas enquanto isso não acontece nós seguimos juntos, num status de relacionamento sério.

 

 

PAPO DE FÉ

"Nossa esperança está no Senhor, ele é o nosso auxílio e a nossa proteção."

 — Salmos 33:20

 

Fonte: